
No Brasil a criação de kuvasz é quase exclusivamente para cães de companhia e guarda de residências, apenas criadores realmente especializados na criação de Kuvasz tem direcionado corretamente filhotes para o trabalho, na proteção de rebanhos, utilidade essa que é a primeira do kuvasz. Pensando nesta lacuna, que hoje vem sendo preenchida por cães da raça Maremmano, passa a desenvolver um projeto de proteção do rebanho contra predadores como o puma, a onça e matilhas de cães, também contra o roubo de ovelhas com a introdução do kuvasz na vigilância do rebanho e da propriedade nas mesmas condições de introdução do filhote ao rebanho que é feito na Hungria e em outros países da Europa.
O principal objetivo é impedir a perda de ovelhas e na preocupação também da preservação da fauna selvagem ameaçada de extinção, mantendo o predador o mais distante possível do rebanho e para isso o Kuvasz é excelente, tentando desestimular o invasor com insistentes latidos que geralmente tem grande eficiência mas se latidos não forem suficientes parte para o ataque.
O kuvasz tem 6000 anos de existência e sempre foi utilizado no pastoreio. Aprendeu a administrar o rebanho sem interferência do homem, a agir quando necessário.


.